quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Android - Todas as versões até hoje

Esse tema é tão dinâmico que provavelmente deixará de ter relevância nas próximas semanas, uma vez que o Google libere novas versões do seus sistema operacional.



Hoje em dia você encontra Android em carros, GPS, aparelhos de Som, Computadores, Tablets, Geladeiras e até Liquidificadores. Sério... sem zoeira.

Mas é interessante ver como as coisas evoluíram nesse sentido, até chegar no ponto que chegamos.




Lançados no mercado até agora, temos as versões acima:

1.5 Cupcake: Bolo de Caneca aqui no Brasil (numa tradução bem Joel Santana) primeira versão comercial, era bem simples e focada em celulares. Tentativa obvia de bater de frente com o iOS e o iPhone

1.6 Donot :Rosquinha Poucas melhorias com relação ao anterior, mais voltado a correção dos bugs.

2.0 - 2.1 - Eclair Nome baseado no doce conhecido no Brasil como bomba. O visual melhorou muito, e o fato de ser um Sistema Operacional aberto, começa a dar resultado, uma vez que os aplicativos começam a ficar populares.

2.2 Froyo : Iogurte Gelado em pt-br hue hue hue, essa versão foi a primeira a assustar o reinado do iOS, seus smartphones tinham um preço bem competitivo, principalmente puxado pelas fabricantes LG e Samsung, enquanto quem insistia em grife, ainda tinha a Sony que abraçou o Android nessa época. Os primeiros tablets com Android vieram nessa versão.

2.3 Gingerbread - Biscoito, versão bem popular, que foi facilmente atualizado do Froyo, tinha mudanças significativas na parte visual, e muitos aplicativos. A Market do Google começa a fazer sucesso entre desenvolvedores, roubando gente de praticamente todas as áreas. Consoles portáteis e tablets chineses saem aos montes equipados com o operacional.

3.1 - 3.2 Honeycomb - Bala de mel - Desenvolvido para separar o sistema dos Smartphones e Tablets, não se popularizou e se mostrou uma ideia errada. Hoje em dia, as mesmas versões ainda co-existem independente de plataforma.

4.0 - Ice Cream Sandwhith - Sanduíche de Sorvete : primeira mudança significativa no visual, e virada no mercado. O Android aparece em PC, passa o número de aplicativos do iOS, e passa o número de aparelhos da Apple.

4.1 - Jelly Bean - Bala de Goma - Versão atual, mais novidades no visual, chegada de aplicativos já badalados no iOS. O Android se confirma como Sistema Operacional de celulares de hard users.




Próximo Android:
4.4 Kit Kat - o BIS gringo, mais suporte a hardware de maior qualidade, a Motorola comprada pelo Google mostra vantagem em adotar a tecnologia com maior qualidade.



Feito em Novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Android Players